sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos



Parceria Google, Microsoft e Governo do Estado de São Paulo

A literatura da Educação, independentemente da tradição ou linha teórica afirma a importância de livros didáticos e outros materiais de apoio no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia do trabalho do professor em sala esta centrada na utilização de tecnologias que sistematizam o que deve ser elaborado com os alunos . Alem de reunir conteúdos , os materiais utilizados nos processos de ensino-aprendizagem reproduzem valores sociais e tem papel importante nos processos de socialização, principalmente nas crianças.
Quando imprimir textos e imagens em papel ou gravar videos em fita ou Dvds eram as unica possibilidades de distribuir material didático, dificilmente era possível considerar os usos feitos do material. Claro que um professor poderia enviar uma carta para a editora argumentando que determinado material não era adequado ao uso que ele fez em sala de aula. Por mais que a cultura da colaboração não fosse taos destacada, determinado professor poderia investir em colaborar. As as chances de o produto gerado por esse professor alterar o material que seria distribuído ema muito pequenas. Reimprimir ou regravar seria muito custoso; mapear a distribuição para enviar uma possível errata, alem de caro, poderia ser inviável, por falta de informações sobre quem acessou o material.
Construir e experimentar novos modelos de produção e transmissão do conhecimento é essencial para encarar os desafios desta noa era. Para tanto, praticas emergentes do mundo digital se apresentam como bons exemplos. O movimento do software livre, que tem como características fundamentais a colaboração e o trabalho em rede, é apresentado por Nelson Pretto (2008) como um estimulo para a introdução de uma logica colaborativa essencial a educação.
Quando materiais didáticos e educacionais são considerados commons, bens públicos e comuns, todos podem se beneficiar: professores, estudantes e autores interessados na utilização de sua produção.
Os recursos educacionais abertos criam a oportunidade para uma transformação ainda mais fundamental na educação: a de envolver educadores e estudantes no processo criativo de desenvolver e adaptar recursos educacionais. Além de produzir material e incentivar diversas possibilidades de uso, governos e instituições de ensino podem formar professores e alunos para a produção colaborativa de textos, imagens e videos de qualidade. É criado espaço para a formação continuada de professores e estudantes, para a produção e edição de materiais didáticos e a apropriação de tecnologias digitais em seu cotidiano. Com a abertura dos materiais na rede, a possibilidade de formação continuada se expande a toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário