sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Aberturas e rupturas na formação de professores





Formação continuada de professores para as demandas do seculo XXI especialmente no que se refere ao uso das tecnologias digitais na educação, tem sido uma ação bastante recorrente na esfera governamental.
O Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitaria (Cenpec), instituição em que trabalhou durante 10 anos e que se constituiu como uma verdadeira escola para quem acredita no potencial transformador da educação publica de qualidade, começou timidamente, a experimentar ações nesse sentido durante a a gestão-executiva do Programa Educarede, nos últimos anos (2001 a 2010). Fundado há 25 anos pela educadora visionaria Maria Alice Setúbal_com o apoio de um grupo de educadoras na época recém-egressas da carreira publica docente-, o Cenpec vem fazendo historia no cenário da educação brasileira, com projetos sólidos concebidos a partir de metodologias de formão continuada, como o Educarede, que teve o prazer e o privilegio de ajudar a construir e coordenar.

Formação e Informação
Em meio a essa proliferação de informações emergentes na ultima década, no ano de 2005, mais uma demanda surgia para os educadores no cenário mundial. Foi estabelecida pelas Nações Unidas a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) (entre 2005 e 2014). A DEDS prevê um conjunto de parcerias entre governos, órgãos internacionais , entidade da sociedade civil e setor privado, para promover mudanças de consciência atitudes e comportamentos na sociedade mundial em relação ao uso dos recursos naturais do planeta e ao estabelecimento de uma vida sustentável.
Promover uma educação para o desenvolvimento sustentável, portanto deve compreender características como:

  • ser interdisciplinar e holística;
  • visar a aquisição de valores;
  • desenvolver o pensamento critico e a capacidade de encontrar soluções para os problemas;
  • recorrer a multiplicidade de métodos;
  • estimular o processo participativo de tomada de decisão; 
  • estar estreitamente relacionado com a vida local.
Instituto Educadigital e iniciativas REA
 Organizações sem fins lucrativos, que surgiu em 2010. O instituto possui quinze projetos: um deles é a iniciataiva REA.
Em 2012 ocorreu a Educaparty, durante a campos party. Pela primeira vez uma oficina sobre como usar.criar e compartilhar o REA.
O maior objetivo do movimento REA é tornar esse novo mundo de fato possivel e acessivel para todos, abrindo caminhos para mais processos colaborativos.





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