Abordagem de ensino e gênero discursivo
Para Bakhtin:
É fundamental para o entendimento das produções de sentido
de gênero multissemióticos hiperconto três dimensões constitutivas:
- Estrutura composicional: são os aspectos formais do texto, sua apresentação e organização;
- Estilo: são recursos lexicais, bem como os fraseológicos e os gramaticais ligados ao enunciado e, ao mesmo tempo, à estrutura composicional e ao conteúdo temático;
- Conteúdo temático: são os sentidos e os conteúdos abordados nos enunciados em suas realidades socioculturais.
Literatura digital
Não é aquela ambientada no espaço virtual, ou seja, livros,
contos, poesia, romance e outras formas de digitalização oriundos da literatura
canônica, mas sim as criadas neste ambiente, sons, hiperlinks, imagens em
movimento ou não. Devem ser oposto ao texto canônico. Ex: ciberpoesia, prosa
digital.
Sequência didática
Organizada como uma sequência de módulos de ensino,
apresenta alguns objetivos:
- Desenvolve a capacidade comunicativa dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem;
- Criar contextos de produções reais;
- Possibilitar atividades múltiplas e variadas;
- Apresentar aos alunos um “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.
Etapas de um trabalho com gênero
a) Apresentação da situação de comunicação:
apresentar aos alunos envolvidos no estudo o contexto de produção, os gêneros
que serão abordados, as etapas que serão percorridas para a efetivação do
trabalho e os possíveis leitores dos textos;
b)
Produção escrita inicial: conhecer o potencial
de escrita os alunos, que demonstrarão o que já sabem sobre o gênero estudado;
c) Módulos de ensino: desenvolvido a partir de três
princípios:
- Trabalhar os problemas de entendimento da forma e do conteúdo do gênero abordado,
- Variar as atividades e exercícios,
- Capitalizar as aquisições.
d) Produção final: partir das várias situações de comunicação estudadas ao longo dos módulos, pois esse é o momento em que os alunos produzirão o texto nos gêneros discursivos estudados durante o processo (Dolz,Noverraz e Schneuwly, 2004 [2001]:95-128).
Conclusão
O uso das tecnologias no ambiente escolar se tornaram cada
vez mais frequentes e com isso, tanto os professores quanto os alunos requerem
da escola trabalhos focados nessa realidade.
Assim, o hiperconto multissemióticos passa a ser um gênero
em expansão que cada dia ganha novos adeptos na nossa contemporaneidade.
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