A criança mesmo não
alfabetizada, já pode ser inserida em processos de letramento, pois ela já faz
a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos emoções. O contato com o mundo
letrado acontece muito antes das letras e vai além delas. O termo “letramento”
é definido por Magda Soares (2000:47) como “o estado ou condição de quem não
apenas sabe ler e escrever, mas cultiva as práticas sociais que usam a
escrita”. Ela ainda define a alfabetização como “ação de ensinar/aprender a ler
e escrever”. O conceito de letramento comporta o conceito de alfabetização, e a
alfabetização supõe ações especificas.
A presença das tecnologias
digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades de expressão
e comunicação. Cada vez mais elas fazem parte do nosso cotidianos e, assim como
a tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas. Além disso, as tecnologias
digitais estão introduzindo novos modos de comunicação, como a criação e o uso
de imagens, de som, de animação e a combinação dessas modalidades.
Os multiletramentos levam
em conta a multimodalidade (linguística, visual, gestual, espacial e de áudio)
e a multiplicidade de significações e contexto/culturais.
No entanto,
“hipermodadlidade” amplia o sentido de multimodalidade, ao extrapolar o texto
planificado e linear não se trata mais de uma justaposição de texto, imagens e
sons; trata-se de um design diferenciado que interliga as modalidades. O
hipertexto e as hipermídias, viabilizados por meio dos links, apresentam
múltiplas sequencias e possibilidades de trajetórias. Para trabalhar nessa
perspectiva, o professor deve engajar as crianças no processo e traçar
estratégias que as levem do conhecimento prévio a criação. Durante as criação, será
possível abordar o currículo escolar, o sistemas de escrita ampliar o
repertorio e transitar pelas diversas modalidade e coleções culturais.
As possibilidades de ensino
são multiplicadas se utilizarmos ferramentas digitais. É possível formar redes
descentralizadas para incentivar a interação; trabalhar com imagens; navegar
por textos da web; utilizar animação para simplificar atividades complicadas e
propiciar aos estudantes o sentimento de serem autores de seus trabalhos, uma
vez que tudo pode ser publicado e exibido na internet.
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